22/JUN - Odio contra o mal

22-06-2011 00:00

Fogueira Santa

Costumamos ressaltar em nossas mensagens que a qualidade de vida de uma pessoa é resultado da sua força interior, ou seja, da fé que traz consigo. E Deus coloca em nossos corações desejos, exatamente para que possamos usar a força da fé para lutar, tornar sonhos em realidade e assim, testemunhar o poder divino em nossas vidas.
Porém, existem pessoas fracas interiormente. Essas não costumam sonhar, pois já se conformaram com a situação precária em que se encontram, encurraladas pelos problemas e amarguradas com o fracasso.
Vejamos os exemplos que a Palavra de Deus nos dá a respeito destas duas posturas diferentes: “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao SENHOR” (Juízes 6.1-6)
Quer dizer, o povo de Israel, mesmo em numero maior, se escondia dentro de cavernas porque não trazia dentro de si a força para enfrentar seus inimigos. Porém, havia um homem chamado Gideão que sonhava com a liberdade e de que seus bens não fossem mais destruídos pelos midianitas. Ele não agüentava mais aquela opressão e revoltado não se escondeu, mas foi trabalhar. Aquela atitude chamou a atenção Deus, que disse a Gideão: “O SENHOR é contigo, homem valente” (Juízes 6.12)
 Amigo leitor, quando a pessoa tem um sonho que provém de Deus, não aceita a imposição contrária. Ao contrário, é valente, luta contra tudo e contra todas e está disposta a fazer qualquer sacrifício, pois em hipótese alguma abre mão daquele sonho. 
Jacó estava no deserto, na miséria, quando Deus o fez deitar a cabeça em uma pedra e sonhar com coisas grandes. Ao despertar, ele derramou azeite naquela pedra e fez um voto com Deus, pois creu que aquele sonho se tornaria realidade. Espiritualmente falando, Jacó depositou toda a sua vida na pedra, que simbolizava o Senhor Jesus. Ele teve que enfrentar vários problemas, inclusive com o tio, mas ao invés de desistir de seu objetivo, tirou proveito da dificuldade. Ele lutou, trabalhou, venceu o mal e realizou o seu sonho. (Confira em Gênesis, capítulos 28 a 30)
Amigo leitor, você não pode deixar o mal prevalecer sobre a sua vida, é para isso que existe a fé! Assim como fez com Gideão e Jacó, Deus quer lhe dar sonhos grandes, mas cabe a você decidir se está ou não disposto a fazer a sua parte para que seu sonho se realize.
Bispo Romualdo Panceiro
Publicado por Pastor Maurício Meirelles