06/JUL - Revolucione a sua Vida - ( TEXTO )

06-07-2011 00:00

A Palavra de Deus lava-o/a de todo o pensamento negativo e de tudo aquilo que impede o seu espírito de estar forte e pronto para a guerra. Apesar de o nosso espírito se alimentar da Palavra e o nosso corpo de vitaminas, a nossa alma alimenta-se de amor, afinal, todos precisamos de amar e de sermos amados.

Só que existe uma guerra e algo que luta para tirar a sua atenção, pois a sua vida depende do momento em que ouve a Palavra de Deus, já que é Ela que o/a vai orientar ou mostrar se é uma pessoa fria, quente ou morna. Podemos, assim, destacar, três tipos de pessoas que dizem crer em Deus: a fria – que diz crer, mas que não faz nada, e que é incrédula, porque não age sobre a sua crença. Por outro lado, temos a morna – que diz que crê, mas que não sacrifica, não se revolta e não luta. Quanto à quente, é aquela que assume a sua fé, que sacrifica e persevera, alcançando a coroa da vida.
Afinal, ser revoltado/a é não se dobrar perante os problemas, mas sim resistir não apenas a estes, como também aos sentimentos. E a palavra desistir está completamente fora do vocabulário do/a revoltado/a, pois, este/a não desiste, porque sabe que é com perseverança, sacrifício e lutas que se alcança a vitória. O/a revoltado/a vai até ao fim, já que o seu propósito é firme. Sabe o que quer e não é infantil na sua fé, com ele/a é sim, sim, não, não! Por outro lado, existem muitas pessoas indefinidas, que levam anos para conquistar, pois, apesar de conhecerem a Bíblia, não sabem o que querem, nem sabem priorizar, consequentemente, até fazem boas ofertas e ajudam a Igreja, mas não a si mesmas, porque não fazem o sacrifício.
Quando Deus chamou os soldados para a guerra, a fim de libertar o Seu povo da opressão de sete anos, este vivia um círculo vicioso, pois, todos os anos, acontecia a mesma coisa. Só qu
e o povo apesar de não aceitar aquela situação, já tinha aprendido a conviver com ela. Afinal, os inimigos eram mais fortes, porque só de soldados eram 135 mil homens, bárbaros e armados, que, quando invadiam Israel, não deixavam nada, nem trigo, nem animais e que ainda levavam como escravos as crianças. Mas este povo era de Deus e, quando Gideão tocou a trombeta, apresentaram-se 32 mil homens, havendo mais homens, só que estes não eram guerreiros. E embora todos digam crer em Deus, tal como os nossos amigos e familiares, estes não lutam; e mesmo todos querendo o melhor, nem todos desejam fazer o que é bom.
“Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Disse mais o SENHOR a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá” (Juízes 7.3-4). Deus prova cada um pelas suas ações, não bastando pensar ou falar, pois, você tem de agir de forma positiva. Não chega pensar ou falar que será um grande profissional se não trabalhar e se não investir. Ninguém conquista nada sem sacrifício e quem alcança sem sacrifício não dará o devido valor! Conhecemos pessoas que herdam uma fortuna e que perdem tudo, porque não souberam fazer o devido uso, não sacrificaram e apenas receberam. Portanto, podemos verificar que cerca de 80% dos milionários não herdou a sua fortuna, foram eles que se fizeram milionários, pois apenas 20% herdou da família ou ganhou na lotaria.
“Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o SENHOR lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber…” (Juízes 7.5-7). Deus mostrou a Gideão que este não precisava de uma multidão, mas sim de homens revoltados, porque a força do ser humano está na sua revolta contra aquilo que não provem de Deus. O/a revoltado/a não se dobra e não dorme! Os 9.700 não eram covardes, nem tímidos, mas não eram revoltados, eram insatisfeitos, pois, na hora da prova, ficaram de joelhos. Algo que tem acontecido com muitas pessoas nos dias de hoje, pois ao dobrarem os seus joelhos, aceitam a situação como sendo algo normal. E muitos aceitam uma melhora, mas Deus não promete melhorar a vida de ninguém, mas sim transformar a vida dos revoltados que não se dobram perante os problemas e os sentimentos. De 22 mil homens, apenas 300 eram valentes e revoltados! Estes podiam sacrificar e dizer: “espada pelo Senhor e espada por mim”, pois tinham a sua espada desembainhada e banhada em sangue, estando dispostos à vida ou à morte. O/a revoltado/a vigia, levando a água a sua boca, ou seja, aplicando a Palavra de Deus.
Gideão ofereceu três coisas que tinha: o pão, o caldo e o cabrito. O pão que representa o salário; o caldo que simboliza as ofertas voluntárias, nada de extraordinário; e o cabrito que representa o subsídio, as jóias, os móveis, a roupa ou algo que tem juntado há alguns meses e que não resolve a sua vida. E Deus ainda pediu três coisas que Gideão não tinha: cortar o poste-ídolo, que representa outros deuses; destruir o altar de Baal, os muitos altares – a religião, a família, o trabalho, o dinheiro, etc.; e sacrificar o boi de sete anos, que representa o que podemos gerar como sacrifício – a casa, os carro, os terrenos – algo que ao sacrificarmos seremos odiados, tal como foi Gideão. Mas ele fê-lo e Deus deu-lhe a vitória!
E foi, assim, que o povo proclamou Gideão como líder, porque através da sua revolta, ele não libertou apenas a si e à sua família, mas a toda a sua nação. Afinal, uma pessoa revoltada pode revolucionar um país!
Bispo Julio Freitas 

 

Publicado por Pastor Maurício Meirelles